Em estudos recentes, observamos uma tendência
atual em estudos bio-inspirados. De forma nem sempre destacada, essa onda de
estudos é algo recente, mas com raízes no passado (alguns referem aos estudos
de Aristóteles). Podemos afirmar com grau difícil de quantificar que essa onda
estará entre os desafios do milênio com promessas de desenvolvimento de novas
ideias e áreas de conhecimento. Neste artigo o autor usa seus melhores dons
intelectuais na busca de mostrar formalmente esta nova tendência e convida
novos cientistas (estudantes em especial) a aderirem a essa onda. De forma
paralela objetivamos sugerir aos responsáveis pelo ensino de engenharias (em
especial no Brasil), especialmente engenharia de produção e áreas
correlacionadas, a inserirem essa nova onda dentro da grade curricular dos
novos alunos. O artigo é baseado em leituras (as referências são deixadas) e
experiência próprio (podendo ser encarado como o coração do trabalho).
Palavras-chaves: Ensino
de Engenharias; bioengenharia; desafios do milênio; biomatemática; Engenharia
de Produção.
Fonte: Pires, J. G. Na importância da biologia e
em engenharias: biomatemática e bioengenharias. Educação em Engenharia de Produção: estudo do ensino de engenharia de produção.
Simpósio de Engenharia de Produção. XX:
1-12, 2013.
No comments:
Post a Comment